Assim que todos os fornecedores forem julgados habilitados, inabilitados ou habilitados com ressalva o pregoeiro deve se dirigir ao chat e enviar mensagem questionando aos participantes sobre a intenção de recorrer, bem como, clicar sobre o botão de abrir intenção de recurso (imagem abaixo), a fim de abrir o campo específico para que os fornecedores manifestem a respectiva intenção de recorrer de forma sucinta. É importante definir qual o prazo que os participantes terão para se manifestar (via de regra estará no edital). A Plataforma define, de forma padrão, o prazo de 30 min que pode ser alterado.
A função de abrir intenção de recurso, pode ser realizada de duas formas:
1º opção: Individual
!https://tawk.link/5e58df74298c395d1cea422d/kb/attachments/MiXZXKHTvu.gif
2º opção: Em massa
!https://tawk.link/5e58df74298c395d1cea422d/kb/attachments/55dmst_IDt.gif
Caso não ocorram manifestações o pregoeiro deve considerar que nenhum fornecedor tem intenção em recorrer e pode pular a fase de recurso.
Se algum participante quiser recorrer de desclassificação de proposta, inabilitação ou qualquer outra situação, a mensagem de intenção de recurso será enviada no chat, a fim de que o pregoeiro tenha acesso e possa decidir se abrirá a fase recursal, momento em que os participantes poderão apresentar as razões do recurso.